EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO

Em Porto Alegre existem várias empresas que transportam passageiros diariamente através das ruas da cidade e para fora dela. À exceção do TRENSURB, a maioria das empresas têm horários que se estendem das 04h à 01h. São elas:


TRANSPORTE MUNICIPAL


CONORTE

Atendendo a zona Norte da cidade, surgiu da união das empresas Nortran, Sopal e Navegantes. Suas linhas somente se estendem do Norte ao Centro e vice-versa. Possui ônibus comuns e alguns com ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.




STS

Sistema Transportador Sul, antiga Trevo, atende prioritariamente a zona Sul da cidade, além de alguns bairros da zona Leste, ligando-a ao Centro. Seus ônibus são um pouco mais confortáveis que os das outras por ser a zona Sul a mais rica da cidade, possuem em sua maioria ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.




UNIBUS

Consórcio que surgiu da unificação das empresas SudesteViação Alto PetrópolisViação Presidente VargasEstoril Gazômetro, atende as zonas Sul, Leste e parte do Norte da cidade para ligá-las ao Centro. Seus ônibus circulam na maioria com ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.



CARRIS

Primeira, e portanto mais antiga, empresa de transporte público do Brasil, foi fundada em 1872 e passou para a administração da prefeitura da cidade tornando-se empresa pública em 1954. Suas linhas são transversais e atendem toda a cidade - com exceção do Centro que possui 4 linhas circulares da empresa -, sendo a maioria dos seus ônibus equipados com ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.



ATL

As lotações (micro-ônibus ou vans) da ATL atendem a maioria dos bairros da capital. Sua tarifa é bem mais alta que a dos ônibus, fator compensado pelo conforto dos assentos, ar-condicionado em todos os carros e acesso facilitado para deficientes físicos. Ao contrário dos ônibus, o pagamento da passagem é feito no desembarque e diretamente para o motorista.






TRANSPORTE INTERMUNICIPAL


TRENSURB

O trem de superfície da capital é o meio mais economicamente viável de transporte para fora da cidade. Saindo de Porto Alegre, o trem atende outras 5 cidades em um trajeto de 35km feitos em 41 minutos. Dependendo da localidade, a tarifa do trem é de 10 a 58% mais barata em relação a quem usa somente ônibus.


CATAMARÃ: Recentemente implantados na cidade, os catamarãs se utilizam da grande extensão das águas do rio Guaíba para fazer o transporte de passageiros até a cidade com o mesmo nome. O trajeto tem 20 minutos - ao invés dos mais de 80 minutos de ônibus - e os catamarãs são equipados com botes e coletes salva-vidas, poltronas confortáveis e ar-condicionado. A tarifa mostra-se, por enquanto, muito alta.

RODOVIÁRIA DE PORTO ALEGRE: Daqui saem ônibus intermunicipais e interestaduais com destino a todas as cidades do RS e diversos pontos principais do Brasil. Várias empresas atendem o local com ônibus que vão desde o mais comum até o mais luxuoso com ar-condicionado e poltronas leito espaçosas.





OUTRAS EMPRESAS INTERMUNICIPAIS

Além do Trensurb e dos catamarãs que atendem cidades vizinhas, existem ainda diversas empresas de ônibus que trazem linhas até a capital e de volta. São elas:

CENTRAL

Liga Porto Alegre a Novo Hamburgo e São Leopoldo



GUAÍBA

Faz a ligação Porto Alegre a Guaíba e Eldorado do Sul


ITAPUÃ

Liga Porto Alegre à Reserva de Itapuã



MORUNGAVA

Faz a ligação Porto Alegre - Morungava



REAL RODOVIAS

Liga Porto Alegre a Esteio e Sapucaia



SOGIL

Faz a ligação Porto Alegre - Gravataí



SOUL

Faz a ligação Porto Alegre - Alvorada



VIAMÃO

Faz a ligação Porto Alegre - Viamão



VICASA

Faz a ligação Porto Alegre - Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário