BRASIL, RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE

BRASIL, RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE

SEGUIDORES

EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO

Em Porto Alegre existem várias empresas que transportam passageiros diariamente através das ruas da cidade e para fora dela. À exceção do TRENSURB, a maioria das empresas têm horários que se estendem das 04h à 01h. São elas:


TRANSPORTE MUNICIPAL


CONORTE

Atendendo a zona Norte da cidade, surgiu da união das empresas Nortran, Sopal e Navegantes. Suas linhas somente se estendem do Norte ao Centro e vice-versa. Possui ônibus comuns e alguns com ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.




STS

Sistema Transportador Sul, antiga Trevo, atende prioritariamente a zona Sul da cidade, além de alguns bairros da zona Leste, ligando-a ao Centro. Seus ônibus são um pouco mais confortáveis que os das outras por ser a zona Sul a mais rica da cidade, possuem em sua maioria ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.




UNIBUS

Consórcio que surgiu da unificação das empresas SudesteViação Alto PetrópolisViação Presidente VargasEstoril Gazômetro, atende as zonas Sul, Leste e parte do Norte da cidade para ligá-las ao Centro. Seus ônibus circulam na maioria com ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.



CARRIS

Primeira, e portanto mais antiga, empresa de transporte público do Brasil, foi fundada em 1872 e passou para a administração da prefeitura da cidade tornando-se empresa pública em 1954. Suas linhas são transversais e atendem toda a cidade - com exceção do Centro que possui 4 linhas circulares da empresa -, sendo a maioria dos seus ônibus equipados com ar-condicionado e acesso facilitado para deficientes físicos.



ATL

As lotações (micro-ônibus ou vans) da ATL atendem a maioria dos bairros da capital. Sua tarifa é bem mais alta que a dos ônibus, fator compensado pelo conforto dos assentos, ar-condicionado em todos os carros e acesso facilitado para deficientes físicos. Ao contrário dos ônibus, o pagamento da passagem é feito no desembarque e diretamente para o motorista.






TRANSPORTE INTERMUNICIPAL


TRENSURB

O trem de superfície da capital é o meio mais economicamente viável de transporte para fora da cidade. Saindo de Porto Alegre, o trem atende outras 5 cidades em um trajeto de 35km feitos em 41 minutos. Dependendo da localidade, a tarifa do trem é de 10 a 58% mais barata em relação a quem usa somente ônibus.


CATAMARÃ: Recentemente implantados na cidade, os catamarãs se utilizam da grande extensão das águas do rio Guaíba para fazer o transporte de passageiros até a cidade com o mesmo nome. O trajeto tem 20 minutos - ao invés dos mais de 80 minutos de ônibus - e os catamarãs são equipados com botes e coletes salva-vidas, poltronas confortáveis e ar-condicionado. A tarifa mostra-se, por enquanto, muito alta.

RODOVIÁRIA DE PORTO ALEGRE: Daqui saem ônibus intermunicipais e interestaduais com destino a todas as cidades do RS e diversos pontos principais do Brasil. Várias empresas atendem o local com ônibus que vão desde o mais comum até o mais luxuoso com ar-condicionado e poltronas leito espaçosas.





OUTRAS EMPRESAS INTERMUNICIPAIS

Além do Trensurb e dos catamarãs que atendem cidades vizinhas, existem ainda diversas empresas de ônibus que trazem linhas até a capital e de volta. São elas:

CENTRAL

Liga Porto Alegre a Novo Hamburgo e São Leopoldo



GUAÍBA

Faz a ligação Porto Alegre a Guaíba e Eldorado do Sul


ITAPUÃ

Liga Porto Alegre à Reserva de Itapuã



MORUNGAVA

Faz a ligação Porto Alegre - Morungava



REAL RODOVIAS

Liga Porto Alegre a Esteio e Sapucaia



SOGIL

Faz a ligação Porto Alegre - Gravataí



SOUL

Faz a ligação Porto Alegre - Alvorada



VIAMÃO

Faz a ligação Porto Alegre - Viamão



VICASA

Faz a ligação Porto Alegre - Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DE POA

Loading...